Em tempo de pandemia, as atividades da Economia Solidária de Peruíbe, sob coordenação do Departamento de Agricultura, Pesca e Abastecimento, vem inovando em suas formas de comercialização que é focada nas cadeias curtas.
No próximo sábado (8) a Rede Solidária de Peruíbe fará uma feira online reunindo produtores e consumidores de forma remota na véspera do Dia dos Pais.
Os produtores permanecerão online o dia todo, comercializando produtos agroecológicos, alimentação, veganos, artesanato sustentável e outros.
Haverá um ponto de concentração dos produtores e retirada das encomendas, ou podem ser recebidos em casa em Peruíbe e Itanhaém, com pagamento de uma taxa de entrega a combinar.
A Rede Solidária de Peruíbe foi criada em março, no início do período de isolamento social necessário para conter a pandemia. Buscando inicialmente manter a renda dos produtores locais e ao mesmo tempo atender a demanda de alimentos em sistema de entrega residencial, e funciona via Facebook, Instagram e WhatsApp.
A iniciativa almeja ajudar a desenvolver a Economia Solidária na cidade de forma permanente e fundamenta-se em alguns princípios que vão sendo trabalhados ao mesmo tempo em que as relações vão se estabelecendo. Dentre eles, a valorização do produtor familiar e local, das relações de confiança e corresponsabilidade que se estabelecem com os consumidores, das trocas como parte importante da relação
Na Feira online da Rede Solidária de Peruíbe acontecerão também algumas intervenções culturais e apresentação dos produtores ao vivo.
Conheçam os produtores e suas produções na página do evento https://www.facebook.com/events/2636082053299295