Após um levantamento de campo realizado pelo Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, que mapeou os pontos onde existem maiores números de possíveis larvários (criadouros de larvas), no sábado (19), a Prefeitura de Peruíbe promoveu um grande mutirão de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, na região do bairro Caraguava. A Administração convocou para a operação preventiva contra o mosquito, dezenas de funcionários públicos que pertencem a diferentes setores municipais.
Desde as 9h da manhã até às 13h30, quando os trabalhos do mutirão tiveram que ser interrompidos devido à forte chuva que caiu, foram inspecionadas 551 casas, além de terrenos baldios, calçadas e ruas. As equipes de técnicos e funcionários conseguiram verificar um total de 38 quarteirões ao longo de 15 ruas. Durante a ação da Prefeitura na área abrangida, foi retirada mais de uma tonelada de materiais inservíveis, como, pneus, latas, plásticos, embalagens, garrafas e etc…
A fiscalização da Prefeitura autuou 25 proprietários de casas e terrenos, após constatar a existência de criadouros de larvas do mosquito aedes aegypti em suas propriedades. As autuações podem gerar multas de até R$800,00, e no caso de haver reincidência esse valor é multiplicado a cada nova infração cometida.
O mutirão foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária.
O resultado foi altamente positivo, os moradores colaboraram com a ação e permitiram a entrada dos fiscais. O próximo mutirão contra o mosquito aedes aegypti em Peruíbe será realizado no dia 9 de janeiro, em local ainda a ser definido.