A prefeita de Peruíbe, juntamente com prefeitos da região, esteve reunida na manhã desta terça-feira (8), com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, na capital. A pauta principal da reunião foi a busca por soluções da crise hospitalar instalada na Baixada Santista.
Os hospitais de referência que atendem a todos os municípios, como é o caso da Santa Casa de Santos, passam por sérios problemas financeiros devido ao atraso nos repasses. Sem os recursos necessários para a prestação dos serviços na Saúde, a manutenção do atendimento à população fica prejudicada em toda a Baixada Santista. O funcionamento das unidades de Saúde da região dependem dos repasses de recursos por parte da União e Estado.
Ficou acertado na reunião que os prefeitos farão uma solicitação ao Ministério da Saúde reivindicando as necessidades, para que sejam intermediadas pelo Governo do Estado.
Com relação aos repasses estaduais, o secretário, prometeu que em uma semana dará um posicionamento às prefeituras com o cronograma para o acerto dos pagamentos em atraso.
Durante o encontro com o secretário, os gestores reivindicaram também o apoio do governo estadual para a ampliação de medidas efetivas no combate à dengue, zica vírus e chikungunya. Os prefeitos apresentaram uma proposta para a contratação emergencial de frente de trabalho, por meio da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho, para reforçar as equipes de Saúde que já atuam nos municípios.