Promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, com ações voltadas para a valorização da cidadania e garantir direitos básicos, viabilizando o acesso a programas de distribuição de renda e serviços públicos. Essa é a missão da política de assistência social em Peruíbe, que vem conseguindo resultados altamente positivos no combate à pobreza e na melhoria das condições de vida da população.
Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o serviço alcançou a marca de 500 atendimentos diários, conforme o balanço de atividades apresentado por todos os equipamentos sociais do Município.
Em cada unidade de assistência, há profissionais capacitados para oferecer ao munícipe um atendimento humanizado, com eficiência e maior qualidade. Eles atuam efetivamente no cadastro e acompanhamento das famílias inseridas nos projetos assistenciais, como o Bolsa Família, que contempla mais de 3.500 lares com a transferência de renda. O Município também é responsável pela gestão de outros programas conveniados, como Renda Cidadã, Ação Jovem, Viva Leite e outros.
Tratada como uma das prioridades pela Administração Municipal, a política de assistência social passou por um processo de reestruturação e modernização nos últimos anos, com ampliações do atendimento, o que facilitou o acesso do público, e a otimização dos trabalhos.
Confira os equipamentos e principais serviços na área social do Município
Núcleo Integrado de Assistência Social – Uma das principais conquistas na área social foi a implantação do Núcleo Integrado de Assistência Social (NIAS), responsável pelos serviços de proteção básica, inclusão social e atendimento de famílias carentes na Cidade. O NIAS integrou em um mesmo espaço os serviços do Fundo Social de Solidariedade, Promoção Social; Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Casa dos Conselhos, PAT/Sine e Acessibilidade. O equipamento está localizado na Rua São Paulo, 205, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.
Fundo Social de Solidariedade (FSS) – Tem a missão de mobilizar a comunidade para atender as necessidades e problemas sociais e locais. O FSS atua efetivamente em campanhas para atender casos emergenciais de vulnerabilidade, como a Campanha do Agasalho, Campanha do Leite em Pó, Campanha de Óculos, entre outros. O fundo tem autonomia para levantar recursos humanos, materiais, financeiros e outros mobilizáveis na comunidade em prol de ações sociais. É importante ressaltar que o órgão não trabalha com programas permanentes, mas sim no atendimento de casos específicos e emergenciais para a população. Sua equipe promove articulações e entrosamento com outras entidades públicas e privadas.
Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – É a principal porta de entrada para os serviços de assistência social. Há três unidades do Município que funcionam no Centro, Caraguava e Vila Erminda, que prestam serviços de atendimento e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Entre as principais atividades, estão o cadastramento das famílias em programas de transferência de renda, como Bolsa Família; acompanhamento das famílias com visitas domiciliares, reuniões familiares e atividades socioeducativas e de convivência; atendimentos psicossociais individuais e em grupos. O CRAS conta com uma equipe de profissionais capacitados, incluindo assistentes sociais e psicólogos.
O CRAS do Centro fica no prédio do NIAS. A unidade da Vila Erminda fica na Rua 13, n° 610 – bairro Antônio Novaes, e o CRAS do Caraguava fica Rua Jundiaí, 890, Caraminguava.
Núcleo de Ações Educativas e Sociais (NAES) – O Município também alcançou resultados positivos com a revitalização do Núcleo de Ações Educativas e Sociais (NAES) – antigo NIP –, equipamento este que oferece diversas atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes, incluindo o Projeto Guri, além de programas de geração de renda para adultos. Fica localizado na Rua Rosivaldo Lourenço, s/n°, no Caraminguava. Mais informações pelo telefone 34534744.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Responsável pela orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do CREAS acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior, prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros. Atua em casos de emergência, mediante o encaminhamento do CRAS. Em Peruíbe, funciona no prédio do NIAS. Mais informações pelo telefone 3453-7770.
Centro de Convivência do Idoso (CCI ) – Projeto de inclusão social que beneficia cerca de 400 idosos no Município. O espaço é destinado para pessoas acima dos 60 anos cadastradas no projeto, que participam de atividades culturais e recreativas. O CCI oferece aulas de dança, artesanato, ginástica, capoeira, judô, além de promover eventos de confraternização. O principal objetivo do CCI é fazer com que eles se mantenham ocupados, com saúde, se divirtam e criem laços de amizade. O CCI sobrevive com doações do Fundo Social, empresas ou munícipes.
O Fundo Social também é responsável pelo programa Núcleo de Bairros, que acontece todas as terças-feiras em dez bairros do Município, com atividades voltadas para pessoas da terceira idade. Em cada núcleo, os idosos tomam café da manhã e participam de palestras, aulas de artesanato, atividades de lazer e recreação.
O CCI fica localizado na Rua Comendador Antonio de Sá Lopez, número 540, no bairro São João Batista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Mais informações pelo telefone 3455-3117.
Setor de Acessibilidade – Tem a finalidade de promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, com orientação e apoio para o acesso aos direitos básicos. O setor também realiza programas e ações para garantir o empoderamento e melhorar as condições de vida e sociabilidade das pessoas com deficiência. O órgão emite a carteira de transporte que assegura a gratuidade nas viagens dentro e fora do Município.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza o encaminhamento para as consultas médicas e para a Rede Lucy Montoro, que atende demandas mais urgentes de fornecimento de órteses,próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção.
O setor também recebe e fornece currículos para o mercado de trabalho, uma vez que as empresas têm a obrigatoriedade de destinar 5% das vagas para pessoas com deficiência. É importante ressaltar que o processo seletivo é feito pela própria empresa, conforme seus critérios técnicos.
A partir de outubro, a Acessibilidade dará continuidade ao Programa Praia Acessível, que funcionará no Posto do Corpo de Bombeiros – Base Aquática, no bairro do Ribamar, e também na Praia do Guaraú. Inicialmente serão disponibilizadas cadeiras anfíbias, específicas para atender ao público com mobilidade reduzida. O serviço contará com o apoio de moradores preparados para atender o público, orientar e esclarecer dúvidas.
O setor fica no prédio do NIAS.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Em parceria com o Departamento de Agricultura, a Assistência Social distribui dezenas de toneladas de alimentos entre frutas, hortaliças e legumes.