Decisão foi baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, que apontaram um aumento considerável do número de novos casos de pacientes com alguma síndrome gripal na cidade
A cidade de Peruíbe não terá programação de carnaval neste ano. Essa decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (10) pela Administração Municipal com base em dados técnicos apresentados pela Vigilância em Saúde sobre o crescimento de casos e contaminação da variante ômicron e do surto de gripe na região.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, seriam 17 blocos que envolvem aproximadamente 100.000 pessoas, além das apresentações com artistas locais durante as cinco noites, que aconteceriam em vários pontos da cidade. “Só o Bloco das Virgens, por exemplo, em 2020 (que foi o último), tinham aproximadamente 20.000 foliões. ”, pontua.
Aumento de casos
O aumento do número de pacientes com síndromes gripais vem sendo gradativo nos últimos dias. A rede de Saúde, por exemplo, apontou que mais de 300 pacientes por dia têm procurado os serviços com sintomas respiratórios. Por conta desse número elevado de novos casos, a Secretaria Municipal de Saúde tem contratado mais profissionais.
A Prefeitura de Peruíbe já havia se antecipado a esse aumento de demandas na área de saúde com ações como:
• Antecipação de doses adicionais de vacinas AntiCovid de 5 apara 4 meses após a D2;
• Solicitação de vacinas de Influenza e sugestão de adiantamento da campanha Sazonal;
• Início de testagem rápida de Antígeno COVID19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h;
• Abertura de pronto atendimento a gestantes com sintomas respiratórios em todas as Unidades de Saúde da Família (USAFAs) sem necessidade de agendamento;
• Contratação emergencial de profissionais de saúde;
Dose adicional
É extremamente importante que o público apto residente na cidade de Peruíbe procure as unidades de Saúde do município para tomar a dose adicional antiCovid. Segue a relação das unidades que têm vacinado das 9h às 15h.
Postos fixos (de segunda a sexta-feira:
Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza.
Postos volantes:
Segunda-feira: Vila Peruíbe
Terça-feira: Torre
Quarta-feira: Santa Isabel e Guaraú
Quinta-feira: Recreio Santista
Sexta-feira: Nova Itariri e Jardim Brasil
Atualmente, há apenas um morador de Peruíbe internado por Covid-19, em um hospital estadual da região. Em março, Peruíbe chegou a ter 66 moradores internados por Covid-19 no mesmo dia.
Medidas sanitárias
Além da vacinação, a população deve seguir cumprindo todas as recomendações sanitárias como:
- Manter o uso de máscaras obrigatório na comunidade;
- Higienização das mãos;
- Etiqueta respiratória;
- Evitar qualquer tipo de aglomeração onde não se possa ter controle sanitário seguro.