Estudantes do Departamento de Arquitetura da Universidade de Firenze estarão neste domingo (03) em trabalho de campo nas Ruínas do Abarebebê. A equipe italiana, composta com dois Professores Doutores, dois estudantes de doutorado, e dois estudantes de graduação, conta com a importante parceria e apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, participando também com professores, alunos e estagiários.
Os trabalhos começaram em pontos específicos da capital e chegam neste final de semana em Itanhaém (sábado) e Peruíbe (domingo), as únicas fora da cidade de São Paulo a receberem essa importante comitiva. Os valores dos patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos destas cidades foram decisivos para estarem na programação. O levantamento digital poderá proporcionar, eventualmente, a confecção de modelos 3D com manufatura fotográfica e vídeo.
Essa ação é relevante para introduzir novas técnicas de levantamento digital para o patrimônio cultural, integrando o trabalho entre as universidades, com destaque no aprimoramento do ensino para os futuros profissionais que ingressarão no mercado de trabalho em uma cidade edificada.
Em Peruíbe, a recepção da comitiva estará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo, havendo também um passeio pela cidade após os trabalhos nas Ruínas do Abarebebê.