Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Banco de Leite de Peruíbe realizou uma festividade em homenagem às mães que amamentam, na última terça-feira (2).
Cerca de 40 mães e seus filhos participaram do evento, que também contou apresentações culturais e orientações sobre a importância do aleitamento materno.
A festividade teve apresentações do coral dos idosos do CCI, bailarinas e grupos de dança, do Stúdio Cynthia Riggo, e do Hip Hop do Espaço Attitude.
A programação promovida pela Prefeitura de Peruíbe, com o apoio do Rotary Club da Cidade, também incluiu sorteio de brindes para as mães que estiveram presentes.
Semana Mundial de Aleitamento Materno
Com o tema “Amamentação, uma chave para a sustentabilidade. Faz bem para o seu filho, para você e o planeta”, a campanha mundial estabeleceu 17 objetivos a serem cumpridos, por meio da amamentação.
Tais objetivos mostram que é possível, por meio do aleitamento materno, alcançar diversas conquistas e mudar estatísticas não muito favoráveis. A campanha prova que amamentar, reduz morbidades, mortalidade, desigualdades, além de melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde, segurança alimentar e nutricional.
A ação busca ensinar que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois supre todas as necessidades nutricionais e de sais minerais do bebê até os seis meses de idade.
A amamentação contribui também para a prevenção de várias doenças e é um ato sustentável, que colabora com a redução dos impactos ambientais, pois não necessita da utilização de recursos naturais para sua “produção”.
Banco de Leite
Em Peruíbe, as mães que necessitarem de atendimento por não conseguirem amamentar, ou que quiserem tirar dúvidas, podem procurar o Banco de Leite, que conta com uma equipe especializada, capacitada e treinada, que buscará o diagnóstico correto para ajudá-las.
As mães que têm excesso de leite, também podem contribuir com a amamentação. O ideal é que o bebê se alimente do leite da própria mãe, mas caso ela não consiga amamentar, a criança não consiga sugar, ou tenha alguma doença, as doações são essenciais.
O Banco de Leite fica em funcionamento das 7h às 16h, e se localiza no interior da Casa da Mulher, na Rua Prof. Rosa Gatti Fortuna, nº 88, Centro. O telefone é 3451-3044 – ramal 207.