Peruíbe é a primeira cidade do País a explorar o turismo ufológico. Após os relatos de várias ocorrências, aparecimentos, eventos inexplicáveis, e até mesmo relatos de abduções, a Prefeitura de Peruíbe decidiu implantar há sete anos o primeiro roteiro de turismo ufológico do Brasil.
A ideia buscava não somente explorar os estudos e acontecimentos ufológicos, mas também dar mais visibilidade às belezas naturais da Cidade.
Desde o anúncio da implantação do projeto, pela Secretaria de Turismo, moradores e turistas têm a oportunidade de visitar e conhecer belíssimos lugares de Peruíbe, além de receber informações detalhadas sobre todos os mistérios que os cercam.
Dentre os locais escolhidos para o roteiro ufoturístico, se destacam: Barra do Una, Ruínas do Abarebebê, Guaraú, Perequê, Bairro São José, Costão e Pedra da Serpente. Nestes pontos, diversos relatos da presença de objetos voadores não identificados foram registrados.
O bairro São José está na lista, pois em 2008, testemunhas relataram terem visto um disco voador aterrissar dentro de um terreno.
Peruíbe também realiza anualmente o Encontro Ufológico, que reúne especialistas e pesquisadores do assunto, apresentando ao público palestras e exposições sobre o tema.
Centenas de pessoas participam do evento, que em sua 11ª edição este ano, contou com a participação do especialista e apresentador do History Channel, Brien Foerster.
Casos frequentes
Não se sabe ao certo ainda, os motivos pelos quais os UFOs são atraídos para a região da Cidade, mas entre as teorias defendidas por pesquisadores, está o fato de o solo ser rico em minérios e a grande diversidade biológica encontrada no Município.
É comum ouvir histórias de manifestações de naves sobre, ou próximas ao oceano, como a de um relato de dezembro de 2009. Na data várias pessoas afirmaram terem visto luzes e artefatos velozes no céu.
As áreas das reservas de preservação ambiental de Peruíbe, a Estação Ecológica Juréia Itatins e o Parque Estadual da Serra do Mar, também são locais de grande incidência de eventos ufológicos. Além disso, a Cidade conta com locais de aterrissagens de UFOs, os chamados “ninhos”, como o terreno no bairro São José.
Conforme os estudiosos do assunto, os casos relacionados a UFOs, se concentram principalmente em áreas do oceano, próximas à ilha da Queimada Grande. O local é o único no mundo onde vive a cobra jararaca ilhoa, fato este que estimula a hipótese de que lá haveria alguma espécie de base submarina ou portal.
Relatos de marinheiros, pescadores e banhistas, que dizem observar com certa frequência objetos luminosos submergirem e emergirem das águas do mar, aumentam as suspeitas e teorias sobre as ocorrências extraterrestres na região do oceano.