O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Peruíbe fará no dia 18 de maio a caminhada em alusão à Semana Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação terá início às 9h, em frente ao Terminal Rodoviário, seguindo pelas Avenidas 24 de Dezembro, São João e Padre Anchieta, até a Praça Monsenhor Lino dos Passos (Praça da Matriz), onde haverá uma exposição sobre a campanha, assim como orientações e distribuição de panfletos informativos. A Banda Municipal também se apresentará, finalizando o evento.
No mesmo dia, às 14h, haverá outra caminhada, seguindo o mesmo trajeto e programação.
O evento tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população quanto ao problema da violência e o abuso sofridos por crianças e adolescentes, visando a prevenção e o enfrentamento de tais problemas. A data foi instituída em 1973 após um crime bárbaro vitimar uma menina de apenas oito anos, em Vitória, no Espírito Santos. Desde então, 18 de maio se tornou um dia nacional de luta e conscientização.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, ocorrem por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desses, menos de 20% chegam ao conhecimento das autoridades responsáveis.
Dados do disque-denúncia 100 revelam que, somente em 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, dos quais, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
A ação será realizada pelo CMDCA, com o apoio da Prefeitura de Peruíbe, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Instituições Sociais de Peruíbe.