O combate ao mosquito Aedes aegypti, que já conta com ações permanentes no Município, será reforçado a partir de agora com um programa de ação integrada envolvendo diversas secretarias e departamentos da Administração Municipal.
O objetivo é ampliar ainda mais os trabalhos de controle e prevenção ao mosquito, que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O programa realizará ações de conscientização nas escolas municipais e estaduais, orientando alunos e professores sobre os riscos de cada doença e as formas de combate ao Aedes aegypti.
A proposta é que os estudantes se tornem multiplicadores da informação, repassando os conhecimentos adquiridos aos pais, familiares e amigos.
Haverá também ação nas repartições públicas, com distribuição de material informativo.
A iniciativa buscará ainda mobilizar a população com mutirões nos bairros, onde será possível visitar as residências, conversar com os moradores e recolher materiais inservíveis – como garrafas pet, latinha, pneus – que podem servir como criadouros do mosquito. O próximo arrastão contra o mosquito deve acontecer já na segunda quinzena deste mês.
A Secretaria da Saúde disponibizará o telefone 153 para que o munícipe possa fazer pedidos, solicitações ou mesmo informar a Administração Pública sobre imóveis abandonados ou com criadouros do Aedes aegypti.
A ação integrada tem a participação dos seguintes setores da Administração Municipal: Secretaria da Saúde, Secretaria de Obras, Secretaria da Educação, Vigilância Epidemiológica, Setor de Laboratório, Setor de Ambulatório, Atenção Básica, Agentes de Endemias e Departamento de Comunicação.