Neste final de semana, Peruíbe foi a única cidade da Baixada Santista onde todas as praias estavam próprias para banho.
Segundo critérios estabelecidos na Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), vigente desde janeiro de 2001, as praias são classificadas em relação à balneabilidade, em duas categorias: própria e imprópria.
Em praias consideradas impróprias, as pessoas ficam expostas ao contato com microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus, fungos, ovos de helmintos e protozoários patogênicos, causadores de várias doenças. A água poluída por esgoto ainda pode provocar, infecção de olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Limpeza
O serviço de limpeza em Peruíbe– que compreende catação e varrição de resíduos sólidos – é realizado todos os dias em uma extensão de 8,5km de praia. A operação conta com máquinas e caminhões, além da equipe de trabalho, que recolhem todo o material despejado na faixa de areia, incluindo plásticos, vidros e demais itens.
Além deste serviço, a Prefeitura realiza campanhas de conscientização com o intuito de orientar os banhistas para não jogar lixo (latas, plásticos e papeis) na faixa de areia e na água.
Confira as cidades e as praias impróprias na Baixada Santista:
Santos, Praia Grande e Mongaguá: Todas as praias estão impróprias para banho
São Vicente: Praia da Divisa, Gonzaguinha, Milionários e Prainha
Guarujá: Enseada (Avenida Atlântica, Avenida Santa Maria e Rua Chile) e Perequê
Itanhaém: Praia dos Pescadores e Praia do Centro
Bertioga: Praia Enseada R.R. Costabili