Um grupo de voluntários recolheu mais de duas toneladas de lixo em mutirão realizado nas praias de Peruíbe, no sábado (19), data comemorativa ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
A ação de limpeza aconteceu nas praias do Centro, Costão, Guaraú e Barra do Una, desde as primeiras horas da manhã.
O mutirão contou com a participação de estudantes, associações estudantis, entidades assistenciais e grupos de escoteiros, com a coordenação do biólogo Thiago Nascimento.
Entre os materiais recolhidos pelos voluntários estão: plásticos, vidros, papéis, papelões, ferros, artefatos de pesca, latas, fios e cabos, sofás, carrinhos de bebê, guidão de bicicleta, borrachas, chinelos, sapatos, vasos e artefatos religiosos, óculos, bitucas de cigarro, dentaduras e até aparelho de som.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, quando voluntários vão às praias e rios para coletar o lixo produzido e deixado pelas pessoas. Além de Peruíbe, apenas as cidades de Santos e Guarujá também realizaram o mutirão no litoral de São Paulo.
A origem da ação no mundo
No ano de 1986, o Center for Marine Conservation (CMC), uma ONG norte-americana, foi quem realizou pela primeira vez o dia de limpeza de praias, reunindo cerca de 2.800 voluntários e coletando 124 toneladas de entulho do litoral do Texas, nos Estados Unidos. Em 1988 o evento se tornou nacional, e já no ano seguinte se tornava internacional. Em 1998, 75 países participaram da ação, incluindo o Brasil.