Uma coruja orelhuda (Asio clamator) foi encontrada por moradores de Peruíbe, na segunda-feira (3), no bairro do Caraguava. O animal estava na residência de um munícipe, enrolado em uma linha de pipa, o que prejudicava a sua locomoção. Ao se deparar com a situação, o morador tentou inicialmente desenrolar a ave, mas como ela estava estressada não foi possível concluir o procedimento.
Por conta disso foi acionada a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que fez o resgate e encaminhou a coruja para receber os primeiros atendimentos. Apesar de não ter ferimentos graves, ela apresentava sinais de desidratação e estava bastante fraca. Após todos os procedimentos, os profissionais da Zoonoses tentaram fazer uma soltura, porém o animal não conseguiu voltar ao seu habitat pois ainda se encontrava bastante debilitado.
Agora a coruja será encaminhada para reabilitação no Cetas de Cubatão, O animal sobreviveu apenas porque não foi atingido por uma linha cortante, com o uso do cerol (mistura de vidro e cola), uma prática proibida por lei mas que ainda persiste em muitas cidades, provocando vítimas fatais tanto para pessoas como para animais.