O QUE VOCÊ PROCURA?

Vigilância Sanitária promove campanha educativa para frentistas e motoristas

A Vigilância Sanitária deu início, na quarta-feira 18, à Campanha “Não Passe do Limite” que visa orientar frentistas e motoristas sobre os riscos de fazer o abastecimento do tanque do veículo “até a boca”. A ação será realizada nos 18 postos de combustível do Município, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST).
A prática de encher o tanque completamente era bastante comum até pouco tempo atrás, porém a situação mudou a partir de alguns estudos que alertaram para a saúde dos frentistas. Quando o tanque é abastecido para além de sua capacidade, ocorre a liberação do vapor de benzeno, presente nos combustíveis, podendo causar inúmeros problemas de saúde com a sua inalação.
Em curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dores de cabeça, tontura, náuseas, vômito, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. Em longo prazo, a exposição provoca danos ao Sistema Nervoso Central, ao sistema sanguíneo e ao fígado. Além disso, pode causar defeitos genéticos, câncer e prejuízos à saúde da pessoa que inalar os vapores.
Os vapores também são tóxicos ao Meio Ambiente e podem causar sérios danos. Como medida preventiva para controlar as emissões, todos os veículos fabricados a partir de 1986 possuem o cânister, dispositivo conectado ao tanque de combustível que controla as emissões de vapores tóxicos. Ao abastecer além do limite, pode-se danificar o cânister e causar a liberação desses vapores no ambiente.

 

Vigilância Sanitária promove campanha educativa para frentistas e motoristas
Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?