VIII Ciclo de Estudos da Rede Municipal de Educação de Peruíbe
“A escola e o currículo de qualidade”
24 e 25 de julho de 2017
[su_tabs vertical=”yes”]
[su_tab title=”Objetivo”]
Educadores e educadoras de todas as escolas vêm expressando inquietações sobre o que ensinar e aprender, sobre que práticas educativas privilegiar e, ainda, sobre o papel da escola na sociedade atual.
Que diálogo é possível entre a teoria acumulada e as propostas e práticas vivenciadas no chão da Escola?
Essa indagação mostra um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico.
Nesse sentido, não é difícil reconhecer que o papel da escola está diretamente vinculado às escolhas curriculares. Esse reconhecimento coloca os currículos, o conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a organização dos tempos e espaços em um novo referente de valor: o referente ético do direito.
E é nessa concepção que a linha temática do VIII Ciclo de estudos da rede municipal de Peruíbe foi pensada. Defender um currículo de qualidade significa entregar um conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica. Significa também posicionar-se contra as diversas formas de dominação, exclusão e discriminação.
Púbico alvo: Professores de Educação Básica, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Vice-diretores, Supervisores de Ensino e Técnicos da Secretaria.
[/su_tab]
[su_tab title=”Local”] As oficinas do VIII Ciclo de Estudos serão realizadas na ETEC Peruíbe.
R. Alan Kardec, S/N – Jardim Márcia I, Peruíbe – SP, 11750-000
(13) 3453-3584
[su_gmap address=”ETEC de Peruíbe”]
[/su_tab]
[su_tab title=”Formadores”]
Profª Katia Stocco Smole
Coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa. Mestre em Educação, área de Ciências e Matemática, pela FEUSP. Doutora em Educação, área de Ciências e Matemática, pela FEUSP. Consultora de Matemática dos Parâmetros Curriculares Ensino Médio. Pesquisadora do projeto Formação de professores das séries iniciais FAPESP/IME USP.
Claudinéia Aparecida Cunha de Campos
Especialista: Psicopedagogia – UNIG; Especialista: Gestão Educacional – UNICAMP; Licenciada: Pedagogia – UNIG; Graduada: Letras – CEUNSP; Formadora de Formadores na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo nos programas Letra e Vida, Ler e Escrever, Programa Intensivo no Ciclo (PIC), Videoconferencista nos anos de 2011 e 2012 – SARESP – aplicação e correção; Orientadora do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa), Supervisora de Correção do SARESP pela Vunesp, Prestadora de Serviço de Assessoria Pedagógica no Município de Salto e região, Facilitadora pela editora FTD na região e Estado de Santa Catarina, Responsável pela elaboração do Planejamento Interativo – Editora Moderna e Analista de Livros Didáticos e Paradidáticos pela SEE/SP.
Silvana Ferreira de Lima
Mestre em Educação Matemática no Mestrado Profissional da PUC/SP (2014). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2005). Integrou a Equipe Curricular do Centro do Ensino Fundamental Anos Iniciais CEFAI (antiga CENP), atuando com a Formação de Professores Coordenadores Pedagógicos e Professores. Tem experiência na Gestão Escolar, no ensino dos alunos do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no Ciclo de Alfabetização e no trabalho com a Recuperação Paralela e Continua dos alunos com dificuldade na Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Desenvolve pesquisas e promove discussões a cerca dos seguintes temas: Educação Matemática, Didática do Ensino da Matemática e Políticas Educacionais como o Reforço Escolar, Recuperação Paralela/Continua, Progressão Continuada e Avaliação.
Luciana Aparecida Fakri
Formada em Letras (Português/Inglês)- UNIANCHIETA Jundiaí; Pedagogia – UNINOVE; Especialização em alfabetização em andamento – ISE Vera Cruz, orientada pela Drª Telma Weiz; Formadora de Formadores na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo nos programas Letra e Vida, Ler e Escrever, Programa Intensivo no Ciclo (PIC) e Didática da Matemática de 2010 a 2016; Videoconferencista nos anos de 2013, 2014 e 2015 – SARESP – aplicação e correção; Coordenadora Local do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa), Participação no grupo de elaboração dos materiais didáticos EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais- SEE/SP; Revisora dos materiais de Língua Portuguesa do Programa Ler e Escrever- SEE/SP e formadora de professores em Didática da matemática no município de Itapetininga.
Paula Bellintani Salvador
Pedagoga, especialista em formação do professor reflexivo pela PUC- SP e em Educação Lúdica pelo Instituto Vera Cruz. Idealizadora e diretora do “Espaço de Saberes Educare”, instituição que valoriza o tempo da infância, cria e oportuniza situações de convivência e aprendizagem entre crianças. Atua na área educacional há 23. Atuou em todos os seguimentos: EF I, EF II e EM. Implantou a Educação Infantil do Colégio Almeida Junior – Itu, onde atuou como coordenadora desse segmento de 2008 a 2015. Desenvolve oficinas com crianças dos CRAS na cidade de Itu.
Profª. Albanize Aparecida Aredes Neves
Professora e diretora de escola, formadora de professores da rede municipal, estadual, particular e ONG´s. Pós- graduada em letramento e alfabetização com aperfeiçoamento em Supervisão e Gestão Escolar pela USP e PUC.
Prof. Ms. Marta Rabioglio
Pedagoga e Mestre em Educação na área de Didática, pela Faculdade de Educação da USP, orientação do Prof. Dr. Lino de Macedo. Integrante do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, coordenado pela Prof. Dra. Orly Z. M. de Assis. Colaboradora e tradutora das obras da Prof. Dra. Constance Kamii. Atua na capacitação de professores, sobretudo na área de Educação Matemática, em diferentes redes escolares e na criação e confecção de jogos e materiais para sala de aula.
Edison de Queiroz Junior – Psicólogo
Especialista em Educação e Diversidade pela Faculdade de Educação da USP
Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará
Mestre em Educação – Área: Educação Especial pela Faculdade de Educação da USP.
Morgana Ribeiro
Morgana Ribeiro é arte-educadora, formada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo CEUNSP, Itu.
Fez pós graduação em Gestão Escolar pela faculdade César Lattes, com o objetivo de compreender melhor o ambiente escolar no aspecto administrativo.
Durante sua vida profissional lecionou em escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio e na Faculdade de Educação Artística do Ceunsp.
Fez dois curso de extensão, na Cogeae, da Puc de SP, Sócio construtivismo na sala de aula e Sócio construtivismo, processos de avaliação e aprendizagens.
Na Unicamp, no Instituto de Arte, Multimeios, cursou na área de Antropologia Visual, os cursos de extensão Fotografia na Antropologia Visual e Metodologias de Pesquisa em Antropologia Visual.
Na Unicamp, Faculdade de Educação, concluiu o curso de Extensão da Extecamp, Arte-educação.
Trabalha atualmente como arte-educadora no CRAS Pipa, da Prefeitura Municipal de Itu, realizando oficinas de Arte para grupos de crianças de idades diversas e um grupo de mulheres da Renda Cidadã, resgatando técnicas de artesanias (bordados e reconstrução da identidade). Também é professora de Arte no Ensino Fundamental II, no Colégio Almeida Júnior e no Instituto Borges de Artes e Ofícios, EM também em Itu.
É idealizadora e pesquisadora, junto a profissionais da área de História, do Núcleo de Arte e Cultura Popular, realizando diálogos e dinâmicas geradas a partir dos temas Memória Pessoal e Coletiva, Arte Popular e Patrimônio Imaterial.
Prof.º Luiz Renato Assunção Vieira
Formado em Educação Física e Pós-graduado em Educação Física Inclusiva pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência como docente na rede pública de educação, atuando em todos os anos do Ensino Fundamental como professor de Educação Física e, também, como docente no ensino superior em cursos de pós-graduação, lecionando disciplinas correspondentes à área da Educação Física Escolar e Metodologia do Trabalho Científico.
Rosa Maria Rodrigues Lamana
Possui graduação em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1997) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo – Paulo Renato Costa e Souza. Também é membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB de São Paulo. Tem experiência na área de alfabetização e formação de professores, atuando principalmente no seguinte tema: tecnologia educacional.
Mércia Falcini
Pedagoga e Psicopedagoga, Especialista em Sistema de Gestão e pós-graduada em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela Unicamp e em Formação de Formadores. Com mais de 25 anos de experiência em Gestão Escolar, atualmente é Diretora da Consultoria e Assessoria Saberes, Consultora da Fundação Pitágoras na implantação de Sistema Integrado de Gestão Avançada pelo Brasil. É cronista mensal no site Itu.com e autora do livro “Conversas Entrelinhas”, que reúne uma coletânea de crônicas focadas no desenvolvimento humano e educacional.
[/su_tab]
[su_tab title=”Palestras”]
Palestra 01 – “O QUE DEFINE UM CURRÍCULO DE QUALIDADE”? Profª Katia Stocco Smole Dia 24/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Manhã [/su_label] | |
Coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa. Mestre em Educação, área de Ciências e Matemática, pela FEUSP. Doutora em Educação, área de Ciências e Matemática, pela FEUSP. Consultora de Matemática dos Parâmetros Curriculares Ensino Médio. Pesquisadora do projeto Formação de professores das séries iniciais FAPESP/IME USP. |
Palestra 02 – “CURRÍCULO ESCOLAR DE QUALIDADE” Prof. Celso Antunes Dia 25/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Tarde [/su_label] |
|
Formado em Geografia – Especialista dm Inteligência e Cognição – Mestre em Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1968/1972 . É Membro da Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar (Unesco). Embajador de La Educacion – Organización De Estados Americanos |
[/su_tab]
[su_tab title=”Oficinas”]
[su_accordion]
[su_spoiler title=”OF 01 – Leitura e Formação de Leitores Competentes”]
[su_table]
Leitura e Formação de Leitores CompetentesFormadora: Claudinéia Aparecida Cunha de Campos |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=223″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=233″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social. Os Professores têm um papel fundamental nessa tarefa ajudando os alunos a ler e compreender diferentes tipos de texto, incentivando-os a explorar cada um deles. Quais são as estratégias mentais usadas para compreender os textos escritos? Na atividade de leitura o professor ajuda o aluno a entender o conteúdo do texto, tornando-o um leitor ativo. A oficina visa contribuir para o entendimento de quais estratégias de leitura, leitor e compreensão leitora devem ser implementadas e que contribuem para que formemos leitores autorregulados e cada vez mais autônomos. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 02 – Instrumentos de Avaliação no Ensino Fundamental”]
[su_table]
Instrumentos de Avaliação no Ensino FundamentalFormadora: Silvana Ferreira de Lima |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=224″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=234″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] A avaliação deve ser vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. O importante é encontrar caminhos para medir a qualidade do ensino/aprendizado dos alunos e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. Observar, aplicar avaliações escritas e orais, solicitar produções e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário ou jogo é apenas alguns dos jeitos de avaliar. Esta oficina visa pensar, refletir sobre os melhores instrumentos e os mais adequados para cada situação didática, a intenção do trabalho e necessidades de cada turma, reorientando o trabalho pedagógico. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 03 – Aprendizagens Matemáticas a partir do Trabalho com Resolução de Problemas”]
[su_table]
Aprendizagens Matemáticas a partir do Trabalho com Resolução de ProblemasFormadora: Luciana Aparecida Fakri |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=225″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=235″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] Incentivar mudanças positivas nos indicadores de rendimento escolar em matemática e promover o sucesso escolar dos alunos a partir do aprimoramento de práticas pedagógicas que possam se converter em situações favorecedoras da aprendizagem e que consideram o aluno como produtor de conhecimento. Cabe às instituições escolares articular experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. É preciso organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais, ampliando-os e sistematizando-os. Esta oficina visa desenvolver propostas de ensino/aprendizagem que favoreçam a imersão dos alunos na construção dos conhecimentos matemáticos a partir do trabalho com resolução de problemas. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 04 – Instrumentos de Avaliação na Educação Infantil”]
[su_table]
Instrumentos de Avaliação na Educação InfantilFormadora: Paula Bellintani Salvador |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=226″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=236″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] Esta oficina pretende contribuir para que os educadores possam refletir sobre instrumentos e formas de avaliação na educação Infantil. A intencionalidade do processo educativo pressupõe o acompanhamento das práticas pedagógicas, da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Para tanto, o monitoramento das ações pedagógicas fundamenta-se na observação sistemática, pelo educador, dos efeitos e resultados de suas ações para as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a fim de aperfeiçoar ou corrigir suas propostas, quando for o caso. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado. O acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento dá-se pela observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo, suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Espera-se com esta oficina que os professores a partir de situações problematizadoras e aporte teórico possam ressignificar a utilização de instrumentos de avaliação, especialmente o uso do portfolio, tornando-o um documento mais adequado e consistente. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 05 – Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil”]
[su_table]
Práticas de leitura e escrita na Educação InfantilFormadora: Profª. Albanize Aparecida Aredes Neves |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=227″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=237″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] No contexto atual faz-se necessário rediscutir e refletir junto aos professores, sobre a possibilidade real de desenvolvimento de práticas de alfabetização na perspectiva do letramento na educação infantil, reconhecendo-a como uma etapa com suas especificidades e lógica própria, bem como um momento da infância no qual as vivencias são de suma importância para o aprendizado posterior, baseadas na inclusão e no respeito à heterogeneidade. Para tanto, é importante discutirmos acerca das concepções de alfabetização, encaminhamentos didáticos e avaliação que se relacionam a tais princípios. É urgente compreender como as crianças aprendem e como ensiná-las a ler e escrever, ou seja, como podemos de forma profícua inserir nossos alunos desde a primeira infância no universo da cultura escrita e da leitura com significado real e, sobretudo com práticas pertinentes à infância. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 06 – Possibilidades do trabalho de matemática na Educação Infantil”]
[su_table]
Possibilidades do trabalho de matemática na Educação InfantilFormadora: Prof. Ms. Marta Rabioglio |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=228″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=238″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] Cabe às Instituições de Educação Infantil articular as experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. Para tanto, é preciso organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os. Esta oficina pretende refletir sobre o que significa ensinar e aprender matemática na Educação Infantil, considerando que a finalidade central do ensino da matemática para os pequenos é começar a introduzi-los em um modo próprio de produção de conhecimento. Para tanto, é preciso instalar nas turmas de Educação Infantil atividades que envolvem: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que sabe para encontrar o que não sabe experimentar, errar, analisar, corrigir ou ajustar suas buscas, comunicar seus procedimentos e resultados, defender seu ponto de vista e considerar a produção dos outros, estabelecer acordos e comprovar. Ao se trabalhar com conhecimentos matemáticos, como o sistema de numeração, medidas, espaço e formas, etc., por meio da resolução de problemas, as crianças poderão desenvolver sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipótese, deduzir, refletir e argumentar. Desta maneira, a Educação Infantil pode contribuir para formar uma criança produtora de conhecimentos, que assuma uma posição propositiva frente a uma nova situação, reflita, busque soluções, compartilhe com os colegas. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 07 – Práticas de Comunicação Alternativa”]
[su_table]
Práticas de Comunicação AlternativaFormador: Edison de Queiroz Junior – Psicólogo |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=229″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=239″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] A partir da necessidade de ampliação de conhecimentos práticos para atuação do professor com a criança com deficiência, que possui dificuldade em se expressar, a oficina deve abordar a área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação que é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Para isso deve propor práticas envolvendo: possibilidades de CA com e sem auxílios externos; PCS (Picture Communication Symbols – Símbolos de Comunicação Pictórica) e principais recursos e sistema de comunicação alternativa. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 08 – Arte – O Trabalho com as Diferentes Linguagens”]
[su_table]
Arte – O Trabalho com as Diferentes LinguagensFormadora: Morgana Ribeiro |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=230″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=240″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] A Arte propõe um olhar mais atento para o mundo a nossa volta. A oficina proporcionará uma reflexão sobre o impacto de novos modos de conhecer as produções variadas desse componente curricular. Entender que as linguagens, artes visuais, dança, música e teatro possuem abordagens e procedimentos diferenciados, próprios de cada uma, portanto, é necessário que os professores reflitam sobre o trabalho com as diferentes linguagens, sendo uma meta a perseguir para qualificar o ensino. Assim, é fundamental que os professores e os alunos tenham acesso às artes e possam expandir seus conhecimentos artísticos e estéticos, apontando um leque de possibilidades a ser exploradas, ampliando os olhares dos alunos. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 09 – Educação Física – Brincadeiras, Jogos e Esportes na Escola”]
[su_table]
Educação Física – Brincadeiras, Jogos e Esportes na EscolaFormador: Prof.º Luiz Renato Assunção Vieira |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=231″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=241″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] A educação física tem o objetivo de integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitindo conhecimentos sobre o corpo, adaptando o conteúdo das aulas a cada fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, incluindo todos os alunos. Esta oficina pretende refletir sobre brincadeiras, jogos e esportes, tendo como objetivo principal desenvolver propostas de trabalho que proporcionem o conhecimento sobre o corpo, reconhecimento e valorização do outro, adaptação de regras de acordo com cada grupo de forma diversificada. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 10 – O Jovem e as Novas Tecnologias”]
[su_table]
O Jovem e as Novas TecnologiasFormador: Rosa Maria Rodrigues Lamana |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=232″ target=”blank” style=”glass” background=”#19a51a” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] [su_button url=”https://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site_educacao/ctr_cadastro_encontro_site_educacao.php?var_cd_encontro=15&var_cd_tipo_encontro=242″ target=”blank” style=”glass” size=”1″ color=”#ffffff” radius=”round” icon=”icon: graduation-cap”]Increva-se[/su_button] Sendo as novas tecnologias uma realidade da nossa sociedade e uma realidade com muitos benefícios, o importante é saber fazer uso dela, para que se mantenha sempre neste papel positivo e não se torne numa “má companhia” para os nossos alunos. Assim essa oficina busca refletir sobre o papel da tecnologia inserida nos diversos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental e as possibilidades diversas de propostas de trabalho, de modo a potencializar a interação entre os alunos e professores e deles com o objeto de conhecimento, intensificando as aprendizagens. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”OF 11 – Formação de Líderes”]
[su_table]
Formação de LíderesFormadora: Mércia Falcini |
|
Dia 24/07/2017 – 13 às 17:30h [su_label type=”success”] Bloco A – Tarde [/su_label]
Dia 25/07/2017 – 07:30 às 12h [su_label type=”info”] Bloco B – Manhã [/su_label] Liderança é a habilidade de motivar e conduzir um grupo de pessoas, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo a fim de alcançarem os objetivos coletivos da equipe e da Instituição. Gestores de escolas são importantes líderes, que devem promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente que tenha como foco o trabalho pedagógico para garantir que todos os alunos aprendam. A proposta dessa oficina é refletir sobre as competências de um líder e a importância do mesmo apresentar-se como exemplo profissional, considerando a relevância de sua função na resolução de problemas, conflitos diversos e análise do desempenho de cada membro de sua equipe com vistas ao aprimoramento, sempre apoiando e orientando com o foco no desenvolvimento da aprendizagem e formação integral do aluno, buscando bons resultados no trabalho. Um líder forte, coeso, motivado faz a diferença no sucesso de sua equipe de trabalho. |
[/su_table]
[/su_spoiler]
[/su_accordion]
[/su_tab]
[/su_tabs]