Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da amamentação e doação de leite materno, o Ministério da Saúde realizou na manhã da última sexta-feira (18), em São Paulo, o lançamento da campanha nacional “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”.
O evento aconteceu durante o V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, na Capital, com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, Coordenadora do Banco de Leite de Peruíbe, referência no setor, participou do evento.
A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância, sendo a campanha fundamental para incentivar mães que amamentam a serem doadoras voluntárias, ampliando o estoque de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos.
Dra. Ana enfatiza que as doações de leite, em qualquer quantidade, são muito importantes. Um litro de leite materno doado pode alimentar 10 recém-nascidos na UTI neonatal. “Podem salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso”, afirma a médica.
O Banco de Leite Materno em Peruíbe fica na Casa da Mulher, localizada na Rua Rosa Gatti Fortuna, nº 50, no Centro.